quinta-feira, 10 de março de 2011

Pudim de Leite Condensado

Numa tumultuada segunda-feira, após chegar do trabalho, entro em casa e a primeira coisa que ouço do meu marido é: "você faz para mim brigadeiro de colher e um pudim de leite condensado? Mas quero o pudim molinho e com calda clara e grossa". Olhei bem para ele e não acreditei que estava ouvindo aquilo. A cara de marido carente de doces foi tão expressiva que resolvi ir ao mercado comprar leite condensado para fazer as guloseimas.
Confesso que pudim não é meu ponto forte, os meus são temperamentais e ficam no ponto que eles querem e não no que eu quero, por isso já fui logo avisando que teria que contar com a sorte para que ele ficasse como me pediu e no final ficou exatamente perfeito!!!!!!

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida (da lata) de leite
- 3 ovos inteiros
- baunilha à gosto (opcional)

Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador por 2 minutos. Caramelize uma forma de furo central e despeje o creme nela. Leve para assar em banho maria no fogo médio/baixo por mais ou menos 1 hora e 30 minutos.
Deixe esfriar antes de desenformar.

Para a calda eu não tenho medida, mas fiz mais ou menos assim:
- 7 colheres (sopa) de açúcar
- 1/3 (xícara) de água fria
Numa panelinha coloco o açúcar e deixo derreter (em fogo baixo), tomando cuidado para não deixar queimar, senão fica amargo. Quando estiver derretido, coloco a água; você perceberá que ele vai endurecer e depois bem lentamente voltará a derreter. Jogue essa calda na forma e deixe esfriar só um pouquinho antes de colocar o "creme".

Dicas:
- para ver se o pudim está no ponto, basta espetar um palito de dentes e se ele sair limpo já está pronto. É como fazemos para ver se o bolo está assado.
- como meu marido queria que o pudim ficasse meio cremoso, então não deixei no fogo até o palito sair limpo, fiquei observando de 20 em 20 minutos até que resolvi desligar e o tempo foi de 1 hora em fogo baixo e mais uns 40 minutos em fogo médio.
- costumo desenformar apenas no dia seguinte, ou após umas 6 horas que está na geladeira. Aí levo a assadeira um pouquinho no fogo só para o caramelo derreter e facilitar que o pudim saia da forma.
- a baunilha é opcional; eu gosto de colocar bem pouquinho só para dar um sabor diferente. Mas não coloque muito senão o gosto fica forte.

Curiosidades:
O leite condensado possui como ingredientes em sua composição: leite integral, açúcar, leite em pó integral e lactose.

Ele surgiu quando o americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado. A invenção dele, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite condensado para as tropas – e depois colocando esses produtos no mercado, ele ficou rico. Mas foi somente alguns anos mais tarde, em 1867, que surgiu a primeira indústria criada especialmente para a produção comercial do leite condensado.

No dia 22 de janeiro de 1890, o jornal O Estado de São Paulo trazia, em meio a seus classificados, um anúncio discreto. Desembarcara no Brasil e estava à venda na drogaria São Paulo, na Rua São Bento, um novo produto, o leite condensado, (inicialmente comercializado com o nome de MILKMAID) , que oferecia a garantia do nome do doutor Henri Nestlé.
Durante anos, os carregamentos vindos da Suíça foram esperados com ansiedade. E quando nas boas casas de importados aparecia a tal latinha, trazendo estampada a figura de uma simpática mocinha suíça que permitia identificar logo a procedência, as solicitações eram imediatas. Todos queriam a “lata da mocinha”. E assim, a mocinha suíça entrou na cozinha brasileira e veio para ficar.
Com o seu jeito de inventar e inovar, a mulher brasileira, para não ter de ler em inglês,
transformou a mocinha da lata em marca, ao pedir, simplesmente, “aquela lata que tem a mocinha”, ou “a lata da mocinha”. Essa identificação foi tão forte que mais tarde, quando se começou a fabricar o leite do Dr. Nestlé no Brasil, não se hesitou em identificá-lo como leite moça, marca que se preserva até hoje.
A Nestlé abriu sua primeira fábrica no país, em 1921, na cidade de Araras, em São Paulo, e começou a produzir o produto, optou pela solução lógica de utilizar uma designação criada espontaneamente pelos consumidores: LEITE MOÇA


obs: não estou fazendo propaganda da marca, apenas achei interessante falar um pouco da história desse ingrediente. Utilizem a marca que vocês quiserem....

Beijos, Kami

Um comentário:

  1. Essa é a MINHA Kamila.........que gracinha ela é assim mesmo muitooooooooo fofa . Modestia parte foi de mim que ela saiu , só podia ser essa graça mesmo..............

    ResponderExcluir