Outro dia meu marido quis fazer um cupim assado. Compramos um já temperado, fizemos e ficou ótimo, realmente o sabor estava supreendente. Claro que uma peça de 1 kilo e 1/2 só para nós dois era muita coisa, então tivemos a ideia de fazer com o pedaço que sobrou o cupim igual ensinarei aqui com lagarto, que até onde eu sei é a carne original para esta receita.
Confesso que ficou delicioso com cupim, valeu muito a pena, mas bem lá no fundo a minha preferência ainda é pelo lagarto.
Acredito que este prato não é segredo para ninguém e com certeza em alguma festinha, lá da infância a mãe de vocês serviu lanchinhos de lagarto.
Este prato me faz voltar no tempo, nos anos, pois nas festinhas da minha família ele sempre estava presente, ao lado de uma caprichada maionese de legumes.... quantas lembranças passam na mente da gente só de provar algum ingrediente, né? No fundo acho que a comida tem esse poder, de nos fazer viajar pelo tempo, pelos lugares, recordar bons e maus momentos; às vezes através de seu sabor, do seu cheiro, da sua aparência, enfim, da maneira que for, a comida não é apenas um alimento, existe muito mais por tras de um simples prato.
Sanduiche pronto |
- 1 peça de lagarto (+/- 800gs)
- 2 xícaras (chá) de água
- alho, louro, e outros temperos à gosto
- 1 cebola picadinha
- 1 xícara (chá) bem cheia de azeitona verde picada
- salsinha, sal azeite e água à gosto
Modo de fazer:
Numa panela de pressão, coloque um pouquinho de azeite, acrescente a carne e deixe dourar de todos os lados em fogo médio. Quando estiver dourada, acrescente a água, o alho, o louro e os demais temperos que gostar.
Tampe a panela, deixe em fogo médio e quando a panela começar a chiar conte 20 minutos. Após este tempo desligue o fogo, deixe sair todo o vapor e abra. Veja se a carne esta macia e caso não esteja acrescente mais um pouco de água de leve ao fogo por mais uns 15 minutos (após começar a chiar).
Retire a carne da panela, coloque num pirex e deixe na geladeira por uns 20 minutos, para que a carne esfrie um pouco e o suco não escorra quando for cortá-la.
Fatie a carne bem fininha; num pirex faça camadas de carne, cebola, azeitona, azeite, água (só um pouquinho) e salsinha. Faça umas três camadas, tampe ou coloque um filme plástico e leve para a geladeira. Sirva com pão francês ou pode ser servido como uma entrada.
Carne dourando na panela |
ingredientes |
carne já com as camadas, pronta para ir a geladeira |
1. procure uma peça de carne bem limpinha, sem muita gordura.
2. se quiser pode fatiar a carne quando estiver totalmente fria.
3. para fatiar a carne, se tiver utilize uma faca elétrica, pois facilita demais para cortar bem fininho.
4. procuro utilizar azeitona verde sem caroço e fatiada, pois colabora demais para a agilidade no preparo do prato. Mesmo sendo já fatiada eu gosto de picar mais um pouco.
5. para pegar bem o sabor, aconselho fazer num dia para comer no dia seguinte.
6. a quantidade dos ingredientes podem variar de acordo com o gosto de cada um; se achar que precisa de mais cebola, coloque e vice versa.
7. a minha peça de carne ficou 30 minutos do fogo para chegar no ponto que eu gostaria.
Bom apetite!
Oi Kamila. O cara que inventou a sopa tem que estar no céu uma hora destas né? Bom, fiz uma sopa de abóbora esses dias que ficou uma beleza, sei que você não precisa, mas se quiser te mando a receita. beijos
ResponderExcluir