domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sopa de Grão de Bico

Para os dias mais frios acho que não tem nada melhor que uma boa sopa ou caldo (como o pessoal aqui de BSB costuma dizer). Tomei esta sopa quando fui para São Paulo nas férias, a esposa do meu pai (Ana) fez e ficou divina. Foi um panelão que acabou num piscar de olhos, primeiro porque somos muitos em casa (o que acho o máximo) e segundo porque temos umas boquinhas bem nervosas, além do prato ter ficado irresistível, o que contribuiu para aguçar a fome de todos.
Claro que não posso esquecer de um detalhe que deixa este prato ainda melhor, que é quando meu pai compra a massa fresca, tagliarini, do Di Cunto (detalhes no final do texto).
Algumas receitas vão outros ingredientes, e acho que devemos colocar aquilo que gostamos mesmo, acrescentando ou retirando ingredientes. Cozinhar é uma arte, deve ser feita com carinho, com vontade e sem medo de arriscar. Muitas vezes é na dúvida ou no erro que são criados os melhores pratos.

Ingredientes:
- 250g de grão de bico
- 1/2 gomo de linguiça calabresa defumada em rodelas
- 1 dente de alho amassado ou bem picadinho
- 1/2 cebola picadinha
- 2 batatas médias (opcional)
- sal à gosto
- 150g a 200g de massa tagliarini

Modo de fazer:
Deixe o grão de bico de molho por 2 horas. Após isso, numa panela de pressão coloque a calabresa e deixe dourar. Acrescente o grão de bico, a cebola, o alho, o sal e mexa um pouco. Coloque água até ficar uns dois dedos acima dos ingredientes; tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o grão de bico ficar quase cozido (uns 20 minutos). Abra a panela, acrescente a batata (e se for necessário um pouco mais de água) e deixe mais uns 15 minutos em fogo baixo/médio.
A batata pode ir em cubinhos, ou inteira; neste caso deve-se espremê-la antes de servir.
Enquanto isso cozinhe a massa.
Quando tudo estiver pronto, abra a panela e se necessário coloque um pouco mais de água. 
Prepare os pratos, colocando um pouco da massa e depois um pouco da sopa. Salpique com queijo parmesão ralado ou ricota defumada ralada e bom apetite!

Dicas:
1. pode acrescentar outras carnes além da linguiça calabresa, como costelinha, paio.... eu faço só com a calabresa pois temos algumas restrições alimentares em casa e preciso evitar o máximo comida com gordura.
2. sempre coloco um poquinho de orégano para finalizar.
3. a batata é algo que não colocava, mas quando fiz a última vez resolvi colocar, ja que não uso as outras carnes queria dar uma cara de mais sustância para a sopa.
4. vi algumas receitas que vão cenoura e outros ingredientes, acho sempre válido experimentar.
5. usei uma massa da Petybon chamada Ninho, que é de sêmola com ovos, ficou muito saboroso também, mas quem tiver a chance de usar massa fresca eu recomendo.
6. caso não queira colocar a batata, basta cozinhar o grão de bico direto, até ficar no ponto desejado.
alguns ingredientes
 
Sopa pronta para servir

O Di Cunto é uma rotisserie que existe há 75 anos em São Paulo, onde podemos encontrar as melhores massas, doces, tortas.... de São Paulo. Tenho algumas preferências, como a torta de camarão, a fogaccia de mussarela e o fettuccine que vem prontinho para levar ao forno (hum, me deu água na boca. Eu quero!!!!).
No site deles, você poderá encontrar os endereços e ver todo o cardápio. Aqui coloquei o endereço da loja da Mooca (saudades) Rua Borges de Figueiredo, 61/103 - telefone: 11 2081-7100 - email: mail@dicunto.com.br
Em BSB, dizem que as massas da Toscanelo são deliciosas. Eu nunca comprei, mas já provei e realmente são boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário