quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Brigadeirão

Outro dia estava em casa e bateu aquela vontade de comer um brigadeirão. Fui ao mercado comprar os ingredientes e ao olhar para uma das prateleiras vejo um pacote escrito "Brigadeirão caseiro". Meus olhos brilharam, li como era prático e resolvi arriscar. Cheguei em casa e fui prepará-lo. Meu marido olhou meio desconfiado, mas eu nem liguei.
Quando ficou pronto, desenformei e ele simplismente desmoronou. Consegui dar uma ajeitadinha e ficou bonitinho.
A textura era como um creme grosso, então notei que algo não estava muito certo, mas como dizem "quem vê cara não vê coração". Enfim chegou a hora mais esperada, o momento de provar e aí veio a decepção, não que fosse ruim, mas não esperava comer um creme com um leve sabor de chocolate. A foto da embalagem era perfeita, mas às vezes esqueço que já trabalhei com propaganda e que nem sempre as coisas são aquilo que parecem ser (por isso o homem inventou o photoshop...rsrs)
Então, lá fui eu novamente ao mercado comprar os ingredientes e colocar a mão na massa para fazer uma receita de verdade. Já era 22h quando comecei a fazer, então tive que esperar até o dia seguinte, após o almoço (claro), para matar a minha vontade. Confesso que bateu um certo medo da receita ter ficado horrorosa, mas no final valeu a pena!

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite (sem soro)
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó (não usei achocolato, pois ele é mais fraco e ficaria clarinho)
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- chocolate granulado para polvilhar

Modo de fazer:
Unte uma forma de pudim com manteiga e polvilhe com açúcar (pode usar açúcar cristal também).
Bata tudo no liquidificador (menos o chocolate granulado) por 3 minutos. Despeje na forma e leve para assar em banho maria por mais ou menos 1 hora no forno pré-aquecido a 180/200 graus.
Antes de levar ao forno cubra a forma com papel alumínio e só retire quando estiver pronto.
Após assar, leve para gelar e desenforme após 6 horas. Cubra com o chocolate granulado e sirva.

Dicas:
1. se quiser coloque 1 colher (chá) de baunilha com os ingredientes.
2. antes de desligar o forno dê uma olhada se ainda não está muito líquido. Eu deixei no forno por 1 hora a 180 graus e depois mais 15 minutos a 200 graus.
3. Quando levar a banho maria, coloque água na forma do banho maria até faltar mais ou menos um dedo. Se colocar pouca água, ela pode secar e aí o brigadeirão não dará certo.

Brigadeirão


Um comentário:

  1. Com certeza pelo que conheco minha filha querida deve ter ficado explendorozo..............vc e o maximo..........tb pudera com a mae que tem.......desculpe a modestia mas falo com propriedade................

    ResponderExcluir