quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Molho de Tomate

Hoje resolvi fazer molho de tomate. Já tinha um bom tempo que eu não fazia, pois aqui em BSB os tomates são bem feinhos. Claro que se formos ao Ceasa encontramos produtos de ótima qualidade, mas não é sempre que estou disposta a levantar às 7h da manhã em pleno sábado....
Aqui vou postar uma receita básica de molho, que é como eu faço em casa. Existem outras maneiras de fazer, mas eu me identifiquei com esta.
Sei que o verdadeiro molho de tomates italiano é muito mais elaborado e o seu preparo bem mais demorado. Lembro sempre dos meus pais contando dos molhos que minha avó Ida fazia (eu não cheguei a provar, pois infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-la), ela começava a prepará-lo hiper cedo e ficava por muito tempo apurando; acho que deveia ser o melhor molho de tomates do mundo!

Ingredientes:
-  8 tomates maduros
- 1 colher (sopa cheia) de alho picado
- 1 cebola picada grosseiramente
- sal e orégano à gosto

Modo de fazer:
Corte os tomates em 8 pedaços; numa panela em fogo baixo, coloque os tomates, a cebola e o alho. Tampe e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Mexa de vez em quando para o tomate não queimar.
Passado os 10 minutos, desligue o fogo, despeje tudo no liquidificador e bata bem. Peneire o molho para retirar as sementes e a pele, pois queremos um molho apenas com a polpa do tomate. Volte o molho ao fogo, sempre baixo, para apurar até o ponto desejado.
Esta é uma base do molho, a partir dela você pode preparar o molho de sua preferência.

Ingredientes antes de irem ao fogo
  
Molho após 10 minutos em fogo baixo

Molho após liquidificado e peneirado

Dicas:
1. o tomate italiano é o mais indicado para fazer molho, ele tem menos sementes e mais "carne".
2. geralmente acrescento um pouco de açúcar (1 colher de sobremesa rasa) para tirar a acidez do tomate.
3. quando faço molho para congelar, não deixo que apure após liquidificá-lo; prefiro que ele apure com os demais temperos do molho que quero fazer, pois acho que fica mais saboroso. 
4. para fazer um molho simples, após todo o preparo acima, coloque alho e cebola numa panela, refogue e depois acrescente o molho; deixe apurar e sirva. É simples, fica delicioso e pode ser usado em vários pratos, como macarronada, parmegianas, charuto, entre outros.
5. a folha de manjericão é uma combinação perfeita para o molho de tomates. Acrescente-a no momento de servir.
6. sirva com um bom queijo parmesão ralado, ou com ricota temperada ralada. Fica delicioso!!!

Molho Bolonhesa 
Ingredientes:
- o molho de tomate feito acima
- 500g de carne moída (costumo usar patinho)
- 1/2 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picados
- 2 tabletes de caldo de carne
- sal e orégano à gosto
                    
Modo de fazer:
Numa panela refogue a cebola e o alho num pouquinho de óleo; acrescente a carne moída e mexa até que ela perca a cor vermelha; abaixe o fogo, acrescente o molho, os temperos de sua preferência e deixe apurar por uns 30 minutos. Mexa sempre para não grudar e para observar se já está no ponto desejado. Quando considerar que o molho está no ponto de sua preferência, desligue o fogo e sirva.
 
Ingredientes

Molho pronto

Nenhum comentário:

Postar um comentário