- 1 xícara (chá) de arroz arbório ou carnaroli (sem lavar)
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 50g de queijo gorgonzola picado
- 100g de presunto parma picado
- 500ml de caldo de frango
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola bem picadinha
Modo de Fazer:
Aqueça uma panela e coloque 1 colher de manteiga; acrescente a cebola e rofogue até ficar transparente. Não pode deixar dourar, ela precisa ficar clarinha. Coloque o arroz (sem lavar) e mexa até que os grãos fiquem cobertos pela gordura da manteiga. Abaixe o fogo e acrescente o vinho branco; mexa e assim que o vinho evaporar acrescente 1 concha do caldo e mexa delicadamente.
Conforme o caldo vai secando, vá acrescentando o caldo, sempre 1 concha por vez e não pare de mexer.
Quando o arroz estiver cozido, porém al dente (leva de 18 a 20 minutos), acrescente o presunto parma e o gorgonzola; desligue o fogo, misture, coloque a outra colher de manteiga e mexa delicadamente. Tampe e espere de 2 a 3 minutos para servir.
Risoto com presunto parma e gorgonzola |
Dicas:
1. Não se deve lavar o arroz, pois ao cozinhá-lo o amido é liberado para que o risoto fique mais cremoso.
2. O arroz arbório é mais fácil de se encontrar e um pouco mais barato. Não é necessário comprar um arroz importado, existem algumas marcar nacionais que deixam o risoto delicioso.
3. Faça um caldo da sua preferência (caseiro ou usando os caldinhos prontos); o caldo caseiro é sempre mais saboroso, mas devido a praticidade eu acabo usando os prontos. Geralmente coloco 1 cubinho e 1/2 para 500ml de água. Procuro usar o caldo knorr vitalie, pelo fato de ter menos gordura que os outros.
4. Na finalização, ao a acrescentar a manteiga, coloque-a no centro e mexa o arroz que está em volta, para que a manteiga derreta em contato com o arroz e não com a colher. Essa manteiga dará mais brilho para o risoto.
5. A base para qualquer risoto é praticamente a mesma, você pode substituir os ingredientes finais a seu gosto.6. Dependendo do sabor do risoto, coloque 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na finalização, antes da manteiga.
7. Regue um pouco de azeite após colocar o risoto no prato.
8. Se for preciso aumente um pouco a quantidade do caldo, não esquecendo de utilizá-lo sempre quente.
Vou postar algumas outras receitas de risoto em breve.
Beijos
Oi Ka,
ResponderExcluirParabéns pelo Blog. Está bem bacana e com receitas de dar água na boca. Eu gostaria de sugerir a receita do patê de alho e aquela entradinha de abobrinha. bjos
Oi Kátia, adorei a receita, parabéns!!! Eu também tenho um blog, de dicas de viagens e outras coisas mais, se tiveres curiosidade dá uma olhada weektips.com.br.
ResponderExcluirUm bj