domingo, 20 de fevereiro de 2011

Polpetone recheado

Quando morava em São Paulo, o melhor programa para mim (e minha família) era sair para almoçar ou jantar fora. Claro que mesmo aqui em Brasília eu e meu marido mantemos essa tradição, estamos sempre em busca de novos lugares e assim como em São Paulo, já elegemos alguns como os nossos favoritos, mas isto é para um outro post....
 
detalhe do recheio...........hum, bom apetite!

Hoje quero falar do famoso "Polpetone Alla Parmegiana" da cantina Jardim Di Napoli. Fui apresentada a esta cantina pelo Sérgio Nakao, um primo do meu marido (e meu também) que é muito especial para nós (a Dê, Gabi e Dani também). Lá provamos o polpetone e nos apaixonamos.
Em várias pesquisas que fiz na internet consegui encontrar uma receita que se aproxima bastante do original.
Já fiz esta receita várias vezes em SP, mas aqui ainda não havia feito, afinal os principais apreciadores dela não estão aqui para provar.
De qualquer modo meu marido pediu que eu fizesse para nosso almoço de domingo e aí empolguei, fiz e acabamos de nos "empaturrar" de tanto comer.
A receita rendeu tanto que tem até um "bentô" para meu marido almoçar amanhã e deu para congelar uma porção também.
Bom, então vamos nós preparar este famoso polpetone, dedicado especialmente ao meu primo Sérgio Nakao (que espero que esteja com água na boca......hahahaha)

Ingredientes:
- 500g de carne moída (usei patinho)
- 2 ovos inteiros
- 100g de queijo parmesão ralado
- 1/2 colher (café) de noz-moscada
- sal e pimenta do reíno à gosto
- +/- 200g de farinha de rosca
- óleo ou azeite para fritar
- 200g de queijo mussarela em pedaços
- molho de tomate à gosto (usei +/- 600ml)

Modo de fazer:
Coloque a carne numa tigela e reserve; em outra tigela bata ligeiramente os ovos e depois acrescente-os à carne moída. Tempere com sal, noz-moscada, pimenta do reíno e amasse bem. Acrescente 100g de farinha de rosca e o queijo parmesão ralado. Amasse bem, e se a massa estiver um pouco mole acrescente mais um pouco de farinha de rosca.
Divida a massa em porções (eu costumo fazer 16 bolinhas um pouco maiores que uma almondêga). Numa superfície lisa, polvilhe um pouco de farinha de rosca e abra a massa em discos, todos do mesmo tamanho. Cubra um disco com o quejio mussarela, coloque outro disco por cima e aperte bem as bordas para fechar o polpetone. Passe um pouco de farinha de rosca nele e reserve. Continue fazendo até terminar a massa.
Num refratário, coloque um pouco de molho de tomates e reserve.
Quando todos os polpetones estiverem prontos, coloque um pouco de óleo numa frigideira, em fogo baixo/médio e doure-os dos dois lados (+/- 5 minutos de cada lado). Quando estiver dourado, coloque-os no refratário que estava reservado, cubra com mais molho, polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno para esquentar. Sirva em seguida acompanhado de uma boa massa.

Dicas:
1. não economize no recheio; pois o melhor do prato é ver o queijo derretido escorrendo ao cortar o polpetone ao meio.
2. o tamanho do polpetone fica a critério de cada um. Pode fazer com essa receita, dois polpetones grandes; eu costumo fazer menores pois acho mais fácil de comer e de servir.
3. para deixar todos os discos do mesmo tamanho abra-os dentro de um aro de alumínio.
4. não se desespere se o polpetone abrir quando estiver na frigideria; nada está perdido, pois ao colocá-los no refratário com o molho eles ficam como "novos" e ninguém vai perceber. Eu confesso que todos os que fiz hoje abriram nas bordas, mas o recheio não chagou a vazar e a aparência ficou ótima.
5. costumo congelar as porções já com molho e quando quero é só retirar antes e esquentar. Claro que não fica tão saboroso quanto o feito na hora, mas nada de desperdícios.
6. gosto de servir os polpetones com alguma massa "curta"; hoje usei o farfalle da Barila (que é a minha marca preferida), mas existem outras marcas mais baratas que são bem gostosas também.
7. o famoso "polpetone alla parmegiana" que falei, fica na cantina Jardim di Napoli: Rua Dr. Martinico Prado, 463 - Higienópolis - São Paulo - SP - Telefone: (11) 3666-3022.
A cantina não tem um site, pelo menos não encontrei, mas quem quiser saber um pouco mais clique aqui

Ingredientes

Massa pronta - 16 bolinhas

Discos abertos, um com o recheio

polpetones prontos para fritar

detalhe da borda fechada

polpetones saindo do forno

Beijos, Kami

2 comentários:

  1. Muito bem explicada a receita! Vou tentar fazer no final de semana para a tchurma lá de casa! rs
    Bia (http://desafiosgastronomicos.com.br).

    ResponderExcluir
  2. Kamila, preciso agradecer de.joelhos!!! Maravilhosa receita, obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir